terça-feira, 28 de maio de 2013

De volta a Ushuaia

Hoje dia 25 de maio, estamos em trânsito para Ushuaia. Subimos no ônibus em El Calafate as 3:00 da matina. O nosso busão era daqueles de dois andares. Escolhi logo os dois primeiros do segundo andar. Íamos de camarote vendo a estrada. O problema é que o vidro todo se embaça e enche de neve. Não foi tão camarote assim.

A Viagem começou e o primeiro trecho era até Rio Gallegos. Célia foi dormindo quase o tempo todo. Eu cochilava um pouco aqui, um pouco ali. O ônibus fez uma parada rápida no posto de gasolina, onde aproveitei para fumar um cigarrinho. Depois fomos dormindo.

Chegamos em Rio Gallegos por volta de 07:00h. Fiquei conversando com um rapaz colombiano. Ele ganha uns trocados ajudando a tirar as malas dos ônibus. Depois fomos comer algo ali na rodoviária mesmo. Nosso ônibus saía às 8:00.

Em Rio Gallegos, trocaríamos de ônibus. Realmente trocamos, mas por um de menor porte, porém, bem mais quentinho.

Neste ônibus, o cara que vai junto ajudando o motorista, no caso, José Roberto, era muito expansivo e cômico. Explicou a nossa trajetória até Ushuaia. Ele mesmo chamou de aventura, pois não poderia precisar o tempo correto de chegada. Depende de muitos fatores como o clima, as condições da estrada, o tempo de aduanas, o tempo de balsa, enfim, fatores que não tínhamos controle.

Logo no início José Roberto nos ofereceu um cafezinho. Bem quentinho.

Começamos a viagem e José Roberto, cinéfilo, colocou o filme Velozes e Furiosos 6, tinha sido estreado na véspera.

Passamos pela fronteira novamente. Tivemos que descer e passar as bagagens  pelo raio x e carimbar o passaporte. Estava muito frio, o vento cortante assobiava.





 Depois passamos pela balsa.






Na parte de dentro era bem mais quentinho.
 

 
As regras no navio são claras e expressas. Cada veículo paga 250 dólares para passar.



Desembarcamos do outro lado e pedimos para um rapaz tirar uma foto da gente com a placa do Estreito de Magalhães, nos despedindo. rsrs.



Subimos de volta nos ônibus e fomos vendo a continuação do filme. Ganhamos um lanchinho de presunto e queijo, um alfajor e 2 biscoitos tipo goiabinha

Chegamos na segunda fronteira. Não precisamos passar pelo raio x, só carimbamos o passaporte e repetimos a dose de empanadas chilenas.







Muito interessante a Pedra do Tempo. Meteorologia antiga.






José Roberto colocou outro filme. Homem de Ferro 3. Chegamos em Rio Grande por volta das 18:00h, trocamos de ônibus novamente. Agora por um mais inferior ainda. Esperamos por uma hora e o ônibus chegou. Nem calefação tinha, muito menos "Busmoço" para servir qualquer coisa. José Roberto não nos acompanharia. Seriam mais 3 horas até Ushuaia. Lá fomos nós por estradas com neve, subindo serras. O motorista era muito cuidadoso, sem ser lerdo.

Chegamos em Ushuaia as 21:00h. Fomos para o nosso hotel tomar um belo banho.

Saímos para jantar e resolvemos voltar no Chkos, o Gnochi que havíamos comido lá estava divino. Chegamos no Chkos, estava lotado, só havia uma mesa para dois e ainda assim, em um local apertado. Topamos e nos sentamos. Pedimos um vinho tinto. Célia comeu um risoto de frutos do mar que ela estava quase entrando em êxtase de tão bom que estava. Eu pedi um bife de chorizzo reduzido no malbec com batatas mil folhas. Estava transcendentemente maravilhoso. Decidimos. Iríamos voltar ali para almoçar no dia seguinte.




Depois do delicioso jantar, voltamos para o hotel em um frio de -4 graus.

Amanhã tem mais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário