segunda-feira, 20 de maio de 2013

Todos los Glaciares

Hoje, dia 19 de maio, acordamos às 6:30 e tomamos nosso café da manhã preparado pelo pessoal do hotel ontem à noite.



O ônibus passou no hotel para nos pegar as 7:45h. Estava muito escuro ainda. Aqui amanhece às 9:00h.

embarcamos no busão e fomos rumo ao Parque Nacional dos Glaciares, que fica a 42 km do centro de El Calafate. Fomos quase cochilando, do jeito que dava.

Ao chegarmos na portaria do Parque, havia uma fila enorme de pessoas e ainda era noite. Demorou mais ou menos uns 20 minutos para entrarmos. Pagamos a taxa de entrada do parque e embarcamos no catamarã.




A esta altura já estava amanhecendo e arriscamos algumas fotos.








O catamarã é muito bacana e muito confortável, com calefação que às vezes se parecia como um forno.





Começamos a viagem e arriscamos mais algumas fotos.







Surgiram os primeiros icebergs, ainda pequeninos.








A paisagem era de babar. Ficávamos sem saber para onde olhar. Os icebergs iam ficando cada vez maiores e o barco passando cada vez mais perto deles.





















E cada vez mais perto, até que paramos ao lado de um belíssimo pedaço de gelo. Um iceberg grande, não chegava a ser imenso mas era bem grande. Atrás dele o Glaciar Lipsala. Para chegar a este ponto do passeio, levamos cerca de 1 hora somente de navegação pelo Lago Argentino.





























Encontramos um grupo de brasilienses e fizemos amizade com o Paulo César, um senhor muito gente boa. Conversamos bastante durante todo o resto do passeio. E descobrimos que a filha dele também estava lá e também é jornalista.

Após várias fotos e alguns minutos contemplando as belezas azuladas, fomos em direção ao Glaciar Seco, um tipo de glaciar chamado de colgante, que escorre pela montanha. O exemplar visitado não chega a encostar na água. A paisagem exuberante continuava a nos deixar de bocas abertas.














Mais icebergs pelo caminho e mais montanhas com seus picos nevados, até que avistamos o Glaciar Seco. Uma beleza natural sem igual.







Uma fotinha da cabine do catamarã, só para não enjoar de tanto azul.


Após muitas fotos e conversas seguimos para a visita do Glaciar Spegazzini. Um gigante azul.
















Uma tímida cahoeira escorria ao meio de um lindo monte.


Na visita do Glaciar Spegazzini, a tripulação pegou um pedaço de gelo do lago e deu um pedaço aos fotógrafos. O outro pedaço foi colocado no bar do catamarã para ser servido com as bebidas. É claro que não poderíamos perder esta oportunidade de tomar um whiskye com gelo dos glaciares patagônicos.


 


Aproveitamos também para umas fotinhas com um bloquinho de gelo glaciático patagônico. rsrs.


Eu precisava de um copo maior!


Após uns 20 minutos de fotos, whiskye, brincadeiras e contemplação, seguimos para visitar o Glaciar Perito Moreno, o maior e mais famoso do parque. Cartão postal de El Calafate.

Até chegarmos ao Perito Moreno, seriam 2 horas de navegação. Durante este tempo, muita conversa com Paulo Cézar e sua esposa e muita paisagem linda. A fome chegou e devoramos nosso lanchinho.

















O colossal Glaciar Perito Moreno começava a ser visto de longe, todos saímos da cabine do catamarã e fomos para fora tirar fotos, assim como fizemos em todos os outros glaciares.

Perito Moreno é realmente um colosso e estonteante de tão lindo. A emoção de estar frente a este enorme paredão azulado é indescritível. só mesmo estando aqui para sentir. Aqui ficamos parados pelo menos 40 minutos, e mesmo parecendo que é muito, foi pouco.










































Após limparmos a baba, deixamos Perito Moreno e fomos embora para o porto.





Nosso ônibus nos esperava. Entramos e ele nos deixou na porta do nosso hotel. no caminho, bem próximo ao nosso hotel, há o museu de gelo e o bar de gelo. Não paramos pois o bar de gelo que era o que nos interessava estava fechado para reformas. O museu de gelo conta a história dos glaciares, e esta, nós já sabemos. Já em nossa cabana eu tentei mais algumas fotos.












Célia preparou o jantar enquanto eu preparava os lanchinhos para o passeio de amanhã.


Desta vez foi um arroz e um bifão argentino.

Temos mais uma amiga, desta vez, felina. Toda pretinha, muito linda e carinhosa.



Agora vou dormir, amanhã faremos o passeio mini trekking, caminhada em cima do glaciar e contemplação do Perito moreno, desta vez, por outra vista, de cima de uma passarela.

Amanhã contamos como foi.

Um comentário:

  1. Deslumbrante,maravilhoso,magnifico,me faltam palavras para descrever o que acabei de ver nas fotos.Ro, de lembrança me trás um gelo desses , bem grande.Palmer

    ResponderExcluir